SP-1200 | Engenheiro e beatmaker francês realiza o sonho dos amantes da Golden Era
ESPALHA --->
Se você faz Rap e nunca ouviu falar na SP-12 ou na SP-1200, pesquise sobre, elas foram fundamentais na construção das principais trilhas sonoras da Cultura Hip Hop. Marley Marl, Easy Mo Bee, Pete Rock, Large Professor, Lord Finesse e mais uma infinidade de produtores usaram e ainda usam essas máquinas para desenharem suas batidas. No Brasil, Black Alquimista é um dos maiores especialistas na máquina, mas tem muitos outros que constroem seus beats nas SPs. A SP-12 e a sua evolução, a SP-1200, são baterias eletrônicas e sequenciadores que foram criadas depois da metade dos anos 80 pela empresa E-MU Systems. A intenção era que elas fossem usadas por produtores do estilo chamado de “dance music”, mas tenho certeza que eles não imaginavam o quanto essas máquinas seriam importantes para o Rap.
Elas não são máquinas tão populares hoje em dia, muitos conhecem os modelos de MPC e vários outros equipamentos e softwares mais atuais. Mas para a alegria de muita gente ao redor do mundo, o engenheiro eletrônico e beatmaker francês Low Hiss criou um software que traz a SP-1200 para dentro do seu computador, celular ou tablet. Esse mesmo mano já vinha trabalhando na reprodução de uma réplica física, um clone da SP-1200.
Assista ao vídeo de um protótipo criado por Low Hiss em ação
Mas agora ele foi mais longe e causou uma euforia no mundo dos beatmakers com a criação da eSPi, assim ele batizou o seu brinquedo. Como ele mesmo deixa claro no site do produto – “é feito de beatmaker para beatmaker”. Não é algo criado por uma empresa que não entende nada e por isso tem recebido elogios de grandes nomes da cena.
Se liga no vídeo de algumas lendas testando o software
Hiss disponibilizou uma versão gratuita, que tem limitações e as versões pagas para qualquer computador e outra para celulares, funciona nas principais plataformas. São versões de teste, mas ele garante que foi o que chegou mais próximo da sonoridade original da SP. Além disso ele eliminou a limitação na duração dos samples, colocou filtros e efeitos e ainda conseguiu que o beatmaker utilizasse junto com o software controladores ou teclados. As atualizações vem sendo feitas e ele vai informando tudo no site e nas suas redes sociais. Para quem quer um som com o peso e a sujeira dos anos 80 e 90, não perde tempo e aproveite a oportunidade de experimentar o software.
[+] Acesse o site e faça o download
Confira abaixo uma das últimas atualizações que ele postou
https://www.instagram.com/tv/B9eiUvwImwu/?utm_source=ig_web_copy_link
No YouTube ele já postou alguns tutoriais. Veja um dos primeiros vídeos
Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião