Sinfonia Rap, 100 edições de música preta undeground
ESPALHA --->
Durante a década de 1990 e boa parte de 2000, o principal meio de propagação da música rap eram as rádios. Esse quadro mudou e nos dias atuais existe maior acessibilidade através da Internet, dando assim a possibilidade de ouvir muitas músicas que estão fora do chamado mainstream ou que não são propagadas pelos meios de comunicação.
“Propagar a música preta underground independente do gênero musical”. Nas palavras de THIAGO ULTRA, esse é o maior objetivo do programa SINFONIA RAP, que chegou em sua centésima edição. O programa é comandado pelos cariocas Thiago e DJ Will-Wo, MC e DJ do grupo Antiéticos (que também conta com Flavio Santo Rua em sua formação) e completará dois anos de atividades em março, porém já alcançou o numero de 100 programas postados.
São podcasts com duração média de uma hora e meia, com muito humor pelos apresentadores e muita música preta underground desde funk, R&B, rap entre outros gêneros.
Os programas são postados na plataforma online no Mixcloud (plataforma digital muito útil para podcasts e sets de DJs). Segundo Thiago Ultra o programa “se propõe em tocar tudo o que não se ouve normalmente nos meios de comunicação convencionais“, ou seja, o chamado underground. Sinfonia Rap é um projeto totalmente independente gravado e editado pelos próprios apresentadores.
Na Rádio UHHD Thiago Ultra também produzia o programa Subversons (alusão também ao blog Subversom, comandado pelo próprio Thiago) e, após a rádio ser desativada, o programa teve prosseguimento em outras plataformas com o nome de Sinfonia Rap e chegou a ser veiculado na radio Sintonia Zero e em alguns sites como Polifonia Periférica, Tudo Black e Zona Suburbana.
O projeto conta com um repertório musical rico no comando de DJ Will-Wo e Thiago Ultra e vem movimentando não só a cena do rap como a música negra. Confira!
Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião