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Memória BF | ‘Paul’s Boutique’ do Beastie Boys – Um disco com mais de 100 samples

Memória BF | ‘Paul’s Boutique’ do Beastie Boys – Um disco com mais de 100 samples

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BeastieBoys_02 Memória BF | 'Paul's Boutique' do Beastie Boys - Um disco com mais de 100 samples
Capa do disco

Paul’s Boutique“, lançado em 25 de julho de 1989, é o segundo disco do Beastie Boys, trio novaiorquino do Brooklyn formado por Ad-Rock, MCA e Mike D. Depois do grande sucesso com o álbum de estreia no Rap (‘Licensed To Ill’), lançado pela Def Jam em 1986, eles saíram da gravadora e decidiram também sair da cidade natal para gravar o disco que seria um divisor de águas.

Já com nova gravadora (Capitol/Emi), eles procuraram novos ares em Los Angeles e deixaram a produção do disco nas mãos dos Dust Brothers (E.Z. Mike e King Gizmo), juntamente com o produtor e engenheiro brasileiro Mario Caldato Jr., que se tornaria um grande parceiro e produziria discos e músicas que marcariam a carreira do Beastie Boys. As faixas foram gravadas entre 1988 e 1989, no apartamento de Matt Dike, um dos fundadores da Delicious Vinyl, e no estúdio Record Plant.

Este disco acabou não alcançando o mesmo sucesso do trabalho anterior, pelo menos não imediatamente. Hoje o álbum é considerado um clássico, mas em 1989, tendo como referência o ‘Licensed to Ill’, não foi tão bem comercialmente. Mas na cabeça do trio não era mesmo pra ser, eles queriam um disco experimental. Conseguiram. A característica mais marcante no ‘Paul’s Boutique’ é a quantidade de samples utilizados, não dá nem pra listar aqui. São 105 samples oficialmente identificados.

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Com as leis de direitos autorais que existem hoje, um artista do mesmo porte deles jamais conseguiria fazer um disco igual. Poderia até fazer, mas dificilmente conseguiria a liberação de todos os direitos e, consequentemente, teria problemas com a execução nas plataformas digitais, pois as leis estão cada vez mais restritivas a esta prática. Em 2003, Mario Caldato declarou que foram gastos U$ 250,000 com direitos autorais e até aquele momento eles ainda tinham processos na justiça por conta disso.

A dupla responsável pela produção do disco já tinha um trabalho instrumental construído com samples e não pensavam em colocar isso no disco. A iniciativa de usar e rimar em cima das batidas partiu do grupo, que acabou convencendo os produtores. O álbum tem 15 faixas, mas você vai encontrar por aí exemplares com 23, por conta da última música do disco, a “B-Boy Bouillabaisse”, que é uma coisa de maluco. Esta faixa é 9 em 1. Só nessa maluquice foram usados 24 samples, em uma versão do disco ela foi dividida e tem os nove títulos: “59 Chrystie Street”, “Get on the Mic”, “Stop That Train”, “A Year and a Day”, “Hello Brooklyn”, “Dropping Names”, “Lay It on Me”, “Mike on the Mic” e “A.W.O.L.”. Do total, apenas duas foram lançadas como single, “Shadrach” e “Hey ladies”, mas vale destacar também duas que fizeram bastante sucesso “Shake your rump” (veja o vídeo abaixo) e “Johnny ryall”. O disco tem muitos scratchs, todos por conta do DJ Hurricane, que ficou com o trio até 1997.

BeastieBoys_01 Memória BF | 'Paul's Boutique' do Beastie Boys - Um disco com mais de 100 samples
Foto panorâmica do encarte e capa do disco

Essa “Boutique do Paulo” é um caso a ser estudado a fundo. Foi uma coisa de maluco mesmo. Tem uma edição japonesa com mais duas faixas instrumentais, com performance do DJ – “33% God” e “Dis Yourself in ’89 (Just Do It)” –  e mais 4 que se juntam a essas e são consideradas Lado B – “And what you give is what you get”, “Some dumb cop gave me two tickets already”, “Caught in the middle of a 3-way mix” e “Your sister’s def”. E não para por aí. Tem ainda uma música que ficou perdida, chamada “The Jerry Lewis”.

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Mural pintado por Danielle Mastrion em comemoração ao 25º aniversário do disco, na esquina das ruas Ludlow e Rivington

A maior prova de como este disco virou um grande clássico é a quantidade de comemorações e homenagens a cada década que o disco completa. Quando completou 20 anos ele foi remasterizado e relançado. Em 2014, quando completou 25 anos, a artista Danielle Mastrion fez um mural justamente no mesmo local onde foi feita a foto da capa, na esquina entre as ruas Ludlow e Rivington, em Nova York.

O disco realmente merece todas essas celebrações e reconhecimento. O trio poderia ter optado por fazer um álbum totalmente comercial e aproveitar o embalo da estreia, mas preferiram experimentar e levar o uso de samples para outro nível. Em 2019, em seus 30 anos, por exemplo, a linha Skate da Adidas lançou um tênis comemorativo.

Ouça o disco no formato original lançado em 1989

Assista ao vídeo de “Hey ladies”

Assista ao vídeo de “Shake your rump”

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Editor de conteúdo do Bocada Forte desde 2000, envolvido com a Cultura Hip-Hop desde o início dos anos 90. Sempre nas trincheiras, da quebrada pro mundo!