Carregando agora
×

Memória BF | ‘Daily Operation’, em maio de 1992 o Gang Starr lançava seu terceiro álbum

Memória BF | ‘Daily Operation’, em maio de 1992 o Gang Starr lançava seu terceiro álbum

ESPALHA --->

GangstarrCapa04 Memória BF | 'Daily Operation', em maio de 1992 o Gang Starr lançava seu terceiro álbum
Capa do disco (clique para ampliar)

Hoje é aniversário de mais um clássico, uma obra-prima do Rap: o álbum ‘Daily Operation’, lançado em 05 de maio de 1992.

DJ Premier e Guru vieram pra superar em tudo os trabalhos anteriores (‘No More Mr. Nice Guy’ e ‘Step In The Arena’) e esse disco garantiu a dupla como um dos símbolos da tão falada Golden Era.

Premier se firmou como grande criador de batidas e um dos DJs de grupo mais técnicos e criativos. Guru sempre com boas letras, o flow inigualável e também colaborando na produção.

Assista ao vídeo de um dos singles do álbum

São 18 faixas entre músicas e interlúdios e a quantidade de samples e colagens usados é enorme, muito Funk, Jazz e inúmeras frases de outros grupos de Rap. Pode ouvir o disco todo sem problema, é uma aula para quem está pesquisando e começando a conhecer agora o que foi feito na década de 90. Musical e culturalmente é uma homenagem a muitas décadas da música preta que veio antes deles. Para entender parte das referências utilizadas na capa do álbum e as influências de Guru, ouça e pesquise a tradução de “2 deep”, um dos três singles lançados.

GangStarrContraCapa_01 Memória BF | 'Daily Operation', em maio de 1992 o Gang Starr lançava seu terceiro álbum
Contracapa do disco (clique para ampliar)

Eles aproveitaram esse segundo disco para apresentar  ao mundo a Gang Starr Foundation, parte dela em uma participação e todos os outros na foto da contracapa.

Jeru The Damaja e Lil Dap (Group Home) participam da faixa “I’m the man”, que trouxe uma inovação pra época, um instrumental diferente para cada participação. A faixa teve uma espécie de “parte 2” no disco seguinte na música “Speak ya clout”, foi a mesma ideia e as mesmas participações.

Só um cara que nem o Premier pra esbanjar tanta criatividade em uma faixa. Quem ainda não conhece o disco, vai encontrar muitas semelhanças de alguns instrumentais com Raps lançados no Brasil na mesma década, foi um dos reflexos da influência desse disco.

Abaixo deixo o vídeo de mais um single e o álbum completo

Tenho o disco em vinil, a foto usada aqui é desse exemplar devidamente autografado pelo DJ Premier e apesar de ter quase 20 faixas ele não é um disco duplo.

Editor de conteúdo do Bocada Forte desde 2000, envolvido com a Cultura Hip-Hop desde o início dos anos 90. Sempre nas trincheiras, da quebrada pro mundo!

3 comments