Carregando agora
×

Chuck D, líder do Public Enemy, décadas de luta contra o sistema

Chuck D, líder do Public Enemy, décadas de luta contra o sistema

ESPALHA --->

Chuck5 Chuck D, líder do Public Enemy, décadas de luta contra o sistema
Chuck D. Foto: Reprodução/Google

Por Gil Souza, com Noise D

Carlton Douglas Ridenhour, Mista Chuck ou simplesmente Chuck D, nascido em 1º de agosto de 1960, completa 60 anos de resistência e luta contra o sistema.

O mestre do microfone, líder do lendário grupo de rap Public Enemy, dispensa qualquer apresentação. É quase que unanimidade dentro do Rap mundial. São no minimo três gerações influenciadas pelas suas músicas e do grupo Public Enemy. O nome do grupo, o título das músicas, dos discos, tudo relacionado ao “Inimigo Público Número Um”, são uma afronta a qualquer sistema racista. Este, desde o início, é o principal alvo das rimas de Chuck D.

Chuck3 Chuck D, líder do Public Enemy, décadas de luta contra o sistema
O Public Enemy. No centro, Flavor Flav e Chuck D, acompanhados de Professor Griff e, logo atrás, DJ Terminator X. Foto: Reprodução/Google
Chuck2-e1564667569482 Chuck D, líder do Public Enemy, décadas de luta contra o sistema
Chuck D e Flavor Flav nos tempos atuais. Foto: Reprodução/Google

Colocado na 15ª posição no ranking da revista The Source dos 50 Melhores Liriscistas de todos os tempos, Chuck D nasceu no bairro do Queens, em Nova York. Seu começo de carreira como MC se deu logo após o grande apagão de Nova York, ocorrido em 1977. Ele conheceu seu grande parceiro, Willian Drayton, o Flavor Flav, durante seus estudos em Desenho Gráfico na Universidade Adelphi, em Long Island. Lá ele se graduou, conquistou também o título de Doutor (2013) e, durante este período, apresentava um programa de rádio chamado ‘Super Spectrum Mix Hour’, em que já usava seu nome artístico como Chuck D.

Anuncie_Elas Chuck D, líder do Public Enemy, décadas de luta contra o sistema
Anuncie no BF!

Um tempo atrás estava revendo a entrevista do Mano Brown no Programa Freestyle, onde ele afirma que, no início dos anos 90, o seu sonho era conhecer Chuck D e o Public Enemy. Lembro de ir a um show dos Racionais, nos anos 90, e o Brown disse “- Depois que ouvi uns caras chamados Public Enemy e Thaide e DJ Hum, minha vida nunca mais foi a mesma”. Essa não era apenas a vontade ou sonho dele, mas de toda uma geração que foi incentivada a ler, se informar, estudar e lutar contra as injustiças. Fight The Power e Don’t Believe The Hype são hinos. Ninguém cansa de ouvir!

Chuck6 Chuck D, líder do Public Enemy, décadas de luta contra o sistema
Chuck D. Foto: Brad Torchia

Eu também tive o prazer de conhecer o Chuck D. Sua humildade como ser humano só o deixa maior do que ele já é como artista. Só tínhamos contato por e-mail, até que em 2003 fui responsável por mediar a segunda apresentação do P.E. em São Paulo, no dia 07 de novembro de 2003, e também ajudar a produção que os trouxe novamente em 23 de julho de 2011. Em outro momento vamos relembrar essas datas. Temos muitas fotos e matérias em nosso acervo.

A lista de trabalhos do mestre Chuck D é longuíssima. No total, somando discos do Public Enemy e outros trabalhos, ele lançou mais de 20 discos em toda sua carreira. Um de seus maiores trabalhos foi o álbum It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back, segundo trabalho lançado pelo P.E. O disco alcançou a posição nº1 no ranking da Billboard, recebeu 5 estrelas (nota máxima) de todos os veículos especializados – como AllMusic, The Guardian, The Rolling Stone Album Guide, revista Spin, dentre outros – e alcançou platina em 22 de agosto de 1989. Até 2010, este mesmo disco vendeu mais 720 mil cópias e continua vendendo até hoje. É um dos maiores clássicos do Public Enemy e de Chuck D.

Parabéns Mr. Chuck D e obrigado por tudo!

Siga_Twitter Chuck D, líder do Public Enemy, décadas de luta contra o sistema
Siga o BF no Twitter – @bocadaforte

Editor de conteúdo do Bocada Forte desde 2000, envolvido com a Cultura Hip-Hop desde o início dos anos 90. Sempre nas trincheiras, da quebrada pro mundo!

3 comments