Orunmilá #11 | A força que vem da favela: “Nós somos uma potência periférica”
ESPALHA --->
Nesta segunda, 16, o programa Orunmilá teve a participação de Igor Amorim, o Pastor do Funk. No papo com a apresentadora Luciénè Cortes, o líder comunitário contou um pouco sobre o cenário de transformação vivenciado a partir da favela de Paraisópolis.
Ao comentar sua própria origem paraibana, o Pastor do Funk aponta que a maioria dos moradores, que têm ascendência nordestina, vieram com o propósito de bem viver. Com essa determinação, fazem de Paraisópolis uma “potência periférica”.
Indicando o número de 32 mil famílias vivendo na favela, Igor lembra que o objetivo de jogar luz à luta das pessoas que vivem nas periferias não é a de mostrá-las como “coitadinhas”. Ao contrário, apontar justamente a força que o coletivo mobiliza para a transformação.
Como exemplo, o Pastor do Funk falou sobre ações coletivas desenvolvidas em Paraisópolis que atenderam não só à própria comunidade, mas alcançaram outros lugares, como iniciativas de fornecimento itens básicos de saúde e alimentação durante a pandemia.
Assista no YouTube
Igor ressaltou a importância do amor e de se criar pontes. A noção de que a união está na essência das atividades desempenhadas por líderes comunitários de todo o Brasil, como o bloco de líderes comunitários G10 Favelas. “Que esse amor que a gente sente transborde, não tem cornonavírus no mundo que sufoque o amor”, vaticina o Pastor do Funk.
Jabá Social – Afro Cakes
Acompanhe o Orunmilá todas as segundas às 20h no canal da Twitch do Bocada Forte. Todas as edições do programa também ficam disponíveis no Youtube.
[+] SIGA NOSSO CANAL NA TWITCH
[+] SIGA NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Confira como foi a última edição
Confira todas as edições no YouTube
Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião