Carregando agora
×

Festival 4R | B.boy Buxexa, DJ Shinpa, Bocada Forte, DJ Krausz e jupi77er são destaques desse final de semana

Festival 4R | B.boy Buxexa, DJ Shinpa, Bocada Forte, DJ Krausz e jupi77er são destaques desse final de semana

ESPALHA --->

FESTIVAL 4R REVELA O POSTO DE DESTAQUE DE RIO PRETO NO HIP HOP BRASILEIRO

O Festival 4R RipRopRiopReto, que começa neste sábado, dia 13 de fevereiro, nas redes sociais, reúne talentos rio-pretenses e nomes da cena nacional

Festival4R_01-300x300 Festival 4R | B.boy Buxexa, DJ Shinpa, Bocada Forte, DJ Krausz e jupi77er são destaques desse final de semanaSão José do Rio Preto tem status de referência na cena nacional do Hip Hop. A cidade é berço de grandes talentos, que se despontam no Brasil e no exterior, e isso nos quatro elementos dessa cultura genuína da periferia: o Breaking, o Graffiti, o Rap e o Dee Jay.

É de São José do Rio Preto a primeira crew feminina do Brasil (a Just Bgirls) e a primeira crew de Breaking brasileira a participar de um campeonato mundial (Super Sonic B.Boys). É da cidade nomes como B.boy Pelezinho, sucesso internacional patrocinado pela Red Bull; DJ Basim, campeão brasileiro e representante do País no DMC 2016; de juny kp!, responsável pelos primeiros movimentos de internacionalização de B.boys brasileiros para o mundo; e de muitos outros artistas de prestígio e projeção de diferentes gerações.

É essa representatividade rio-pretense no Hip Hop brasileiro que chancela o Festival 4R – RipRopRiopReto, que DJ Basim realiza no período de 13 de fevereiro a 17 de abril, com recurso do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc. O evento tem parceria com a Casa de Criar – Escritório de Arte.

Ao mesmo tempo em que reverencia os artistas da cena rio-pretense, oportunizando geração de renda a um segmento duramente prejudicado na pandemia da covid-19, o Festival 4R coloca em debate temas pertinentes ao Hip Hop na contemporaneidade por meio de atividades formativas com convidados pra lá de especiais da cena nacional.

Festival4R_05-300x300 Festival 4R | B.boy Buxexa, DJ Shinpa, Bocada Forte, DJ Krausz e jupi77er são destaques desse final de semana“O Festival 4R quer evidenciar a importância histórica e filosófica dos quatro elementos da Cultura Hip Hop, reafirmando seus valores neste novo milênio a partir do diálogo entre artistas de diferentes gerações”, destaca DJ Basim, que organiza o evento em parceria com juny kp!, que completa:

“Na perspectiva de geração de renda em um momento de fragilidade financeira, concebemos um festival que coloca o artista do Hip Hop como protagonista.”

Além de reunir nomes da cena rio-pretense em encontros inéditos exibidos nas redes sociais, o Festival 4R convocou um galera da cena nacional para fortalecer o debate sobre a Cultura Hip Hop no século 21, entre eles Ney, o cara que comanda a Gringo’s Records, reduto do Rap na Galeria do Rock, em São Paulo; Rubia RPW, pioneira da arte MC; Gil BF, um dos editores do portal Bocada Forte (1999), o primeiro do Brasil dedicado ao Hip Hop; e MC jupi77er, que traz a reflexão sobre a transgeneridade no Rap.

As atividades do Festival 4R serão exibidas nos seguintes canais:

Youtube Casa de Criar
Instagram Oficial
Twitch Oficial

Festival 4R – RipRopRiopReto – Programação completa

Festival4R_11-300x300 Festival 4R | B.boy Buxexa, DJ Shinpa, Bocada Forte, DJ Krausz e jupi77er são destaques desse final de semana13 de fevereiro – sábado

18h – DJ Live, com Matheuzin
22h – RAPataque

Live com cantores, cantoras e coletivos de Rap de Rio Preto, apresentando sua obra autoral: Criminalsense, Ana Paula – A Liga, Família UniVersos, Bella, Bigorna, Liberati, Brunão Black, Guizin, Guenno, Romero, MC Gra, Maestro do Caos, CDN Crew, Vini, Kako, Vinão, Livremente e Pedro Improvisador

14 de fevereiro – domingo

13h – Sopa de Letras

Encontro distanciado de artistas do Graffiti para a realização de um novo painel no Júpiter Olímpico, em São José do Rio Preto: Jaq, Mei, Leitaone, Edson Ramos, Will insano, Husk, Leite, Cido, Podre, Sexos, Stan e Burni

19 de fevereiro – sexta-feira

20h – Bate-papo ‘Da rua para o papel e do papel para a rua: o desenho como gerador de renda’. Transmissão pelo Youtube da Casa de Criar | Twitch e Instagram do 4R Festival (@ripropriopreto)

Com trajetórias distintas no Graffiti e na ilustração, os artistas Lino 96 e Stan Bellini, de São José do Rio Preto, discutem as intermitências desses ofícios.

20 de fevereiro – sábado

18h – DJ Live, com Taroba
20h – Bate-papo ‘O jovem negro nas universidades’

Cotas raciais são importantes? A partir de sua própria experiência no ambiente universitário, o jovem Lucas Horas dá seu testemunho, apresentando um relato sobre a o que é ser negro em uma universidade brasileira.

21 de fevereiro – domingo

20h – DJ Live, com Bocka
22h – Bate papo ‘A impermanência do vinil: décadas de um ícone musical’

Live com o paulistano Ney, que comanda a Gringo’s Records, na Galeria do Rock, em São Paulo. Nesse bate-papo, ele compartilha sua experiência de décadas como vendedor de discos e de colecionador de histórias curiosas dos bastidores de vinis históricos e de fatos que marcam o rap brasileiro.

26 de fevereiro – sexta-feira

16h- Skate Júpiter Sessions

Uma tarde de skate na tradicional pista do ginásio Júpiter Olímpico, em São José do Rio Preto. O videomaker e skatista Lauro Casachi fará a captação de imagens e o patriarca old school e designer de jóias Sabones comenta as manobras e troca ideias com os skatistas José Martins, Flávio Lopes e Rogério Troy

27 de fevereiro – sábado

18h – DJ Live, com Basim
20h – Bate-papo ‘Desvios criativos em videoclipes de música rap: recorte nos mercados norte-americano e brasileiro’.

O artista juny kp! reflete sobre o videoclipe enquanto espaço de experimentação criativa e de divulgação, tendo como fio condutor o rap.

28 de fevereiro – domingo

20h – DJ Live, com Dennon
22h – Bate-papo ‘Cultura Hip Hop como ferramenta educacional’

Pioneira na arte MC, socióloga e educadora, Rubia RPW apresenta suas experiências, percepções históricas e resultados empíricos de sua trajetória dentro e fora dos palcos e dos ambientes educacionais

5 de março – sexta-feira

20h – Bate-papo e vivência artística ‘Minha Dança, Minha Palavra’, com B.boy Buxexa

6 de março – sábado

18h – DJ Live, com Shinpa
20h – Bate-papo ‘Cultura hip hop e século XXI: memória audiovisual, registro virtual’

Bate-pao com Gil BF, um dos editores do portal Bocada Forte, primeira página da internet brasileira dedicada a divulgar as manifestações da Cultura Hip Hop no país, que surgiu no ano de 1999. Hoje, o Bocada Forte não é apenas o pioneiro, mas a principal referência para quem quer se manter antenado com o Hip Hop brasileiro.

7 de março – domingo

20h – DJ Live, com Krausz
22h – Bate-papo ‘Luta, conquistas e estratégias para a produção LGBTQIA+ dentro da música rap brasileira’

Homem trans, MC jupi77er é pura resistência no Rap, tendo conquistado espaços em slams, recitais, eventos e nas redes sociais com um discurso que denuncia a violência contra a comunidade LGBTQIA+

12 de março – sexta-feira

20h – Bate-papo e vivência artística ‘Minha Dança, Minha Palavra’, com Caio GW

13 de março – sábado

18h – DJ Live, com Edu Rio

14 de março – domingo

20h – DJ Live, com Lidi

19 de março – sexta-feira

20h – Bate-papo e vivência artística ‘Minha Dança, Minha Palavra’, com Lucas Leal

16 de abril – sexta-feira

20h – intervenSOM, com juny kp! e DJ Basim

17 de abril – sábado

20h – Lançamento do VINIL4R, com juny kp! e DJ Basim

BannerBFYouTube Festival 4R | B.boy Buxexa, DJ Shinpa, Bocada Forte, DJ Krausz e jupi77er são destaques desse final de semana

Conteúdo produzido por terceiros. Material enviado por assessorias de imprensa, agências, artistas e produtoras.

1 comentário