Carregando agora
×

Festival Favela Sounds 2017 tem mais uma edição em Brasília

Festival Favela Sounds 2017 tem mais uma edição em Brasília

ESPALHA --->

IMG_PNG2-1 Festival Favela Sounds 2017 tem mais uma edição em Brasília
Algumas das atrações do festival. Foto: Divulgação

Segunda edição do festival FAVELA SOUNDS, em Brasília, traz representantes da música de periferias do Brasil e do mundo, entre eles, Xande de Pilares, Titica, Linn da Quebrada, Baco Exu do Blues e ABRONCA

O Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia ocorre entre 30 de outubro e 4 de novembro em Brasília, com programação gratuita. A segunda edição chega ampliando a programação internacional, com artistas genuinamente periféricos, e traz à tona questionamentos referentes a processos migratórios e deslocamentos humanos. Parte da programação será oferecida no Museu Nacional, mas a periferia de Brasília – ou seja, as regiões administrativas do DF – também será contemplada.

Este ano, o festival leva ao público do Distrito Federal quatro oficinas, quatro debates e dois dias de baile (3 e 4 de novembro), com shows de expoentes da música de Favela do Brasil e do mundo, como: Xande de Pilares (RJ), Titica (Angola), Linn da Quebrada (SP), Tati Quebra Barraco (RJ), Dama do Bling (Moçambique), Wesli Band (Haiti/Canadá), Baco Exu do Blues (BA), ABRONCA (RJ), Larissa Luz (BA), Telefunksoul (BA) e os DJs Darlly Matos (MA) e Iasmin Turbininha (RJ). Em comum, todos os artistas têm origem nas periferias das capitais de onde vieram e atuam de forma expressiva em diferentes localidades do país com suas canções.

IMG_PNG3-2 Festival Favela Sounds 2017 tem mais uma edição em Brasília
Flyer do evento.

A música de Brasília também tem presença marcante na programação do Festival. Entre os representantes da capital federal estão Thabata Lorena, cantora maranhense radicada em Brasília, DJ Kacá, conhecido por ser um dos DJs de funk carioca mais atuantes da cidade, DJ Donna, representante de peso da black music nas pistas brasilienses, Rosa Luz, rapper trans-feminista e youtuber responsável pelo canal Barraco da Rosa, DJ Pati Egito, adepta de sets festivos dominados pelo tecnobrega, e Magu Diga How, rapper de São Sebastião. Além da África Tática, banda formada a partir da oficina de rima no Favela Sounds 2016.

Dia 30/10, iniciam as oficinas e debates, os shows na área externa acontecem nos dois últimos dias do evento, com tradutores em libras. Para o transporte do público residente na periferia, o Favela Sounds disponibiliza ônibus que circula pela mais distintas “quebradas do DF” para garantir a ida e volta da galera. Entre as ações socioeducativas do evento, show com Vera Verônika, primeira rapper mulher do DF, para menores presos. Feira gastronômica com refugiados que vivem em Brasília. Mesas para tratar de temas urgentes como a xenofobia e migração, LGBTQ e assuntos voltados a periferia.

As oficinas que ganham o nome de Ralação, acontecem em diferentes regiões administrativas do DF, coordenadas pela rapper e educadora Vera Verônika. Já o momento Papo Reto é destinado a debates com artistas da programação, além de convidados especiais, em ações coordenadas pelo antropólogo Dennis Novaes.

SERVIÇO:
FAVELA SOUNDS – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA DE PERIFERIA
Quando: 30 de outubro a 4 de novembro de 2017.
Onde: Museu Nacional da República e Regiões Administrativas
Entrada gratuita

[+] Acesse o site oficial do evento para mais informações

Designer Gráfico e Editor, Noise D tem formação em Comunicação Social e está no time do Bocada Forte desde 2001.