Rapero de la isla
ESPALHA --->
Revelação do Rap de Porto Rico, Álvaro Díaz dita tendência na terra do Reggaeton
Por: Yara Morais
Eram 20 horas horário de Brasília e 18 horas em San Juan – Porto Rico, quando os fatos relatados aqui começaram a ter formato através de uma entrevista via Skype. A primeira vez que escutei uma canção do protagonista dessa matéria, eu me encontrava em Buenos Aires, Argentina e, o que chamou minha atenção foram as batidas, o flow e a produção, que se encontravam perfeitamente, como se fossem produções norte-americanas. Uma mistura que lembrava incontestavelmente o Rap das ruas do Bronx. O dono desse ritmo? Álvaro Díaz, porto-riquenho de 25 anos que mistura a criatividade da formação de publicitário com o talento que, segundo ele, tem inspiração em artistas como Kanye West, Pharrell Williams e, os seus conterrâneos da Calle13.
Dono de um carisma incontestável, Alvarito gosta de escrever sobre tudo que o cerca e, talvez por isso, quando o perguntei sobre a música brasileira, ele prontamente citou Emicida, com quem se encontrou no SXSW Austin no Texas e, de quem guarda boas lembranças, – ‘’ele estava de chinelos e, eu de Nike. Achei aquilo humilde e incrível. Sua música é muito boa. Nós estávamos ali, unidos pela cultura Hip Hop e oferecendo o melhor que nós temos que é o nosso trabalho’’.
A verdade é que o trabalho deste chico é diferente do que estamos acostumados a escutar dos sons que vem de ‘’Puerto Rico’’, – que são as famosas batidas de Reggaeton. Sua música não tem outra batida a não ser as batidas que vem das ruas, do ritmo ao encontro com a poesia. E esse estilo para cantar o cotidiano veio inspirado em seu maior ídolo: sua mãe. Deve ser por isso que, ao ser questionado sobre o papel das mulheres nesse meio, ele prontamente diz que elas conquistam cada dia mais o mesmo espaço que os homens no Hip Hop mundial e que, os homens que não enxergam isso, estão parados no tempo, ‘’acostumbrados a más de lo mismo’’. Álvaro ainda cita que a mãe é um exemplo. Foi ela quem o criou e fez ele se tornar o homem que é hoje. ‘’Mi mama es mi fanática número 1”.
Álvaro Díaz tem músicas distintas. E o público pode esperar muitas novidades para 2015. Quer um exemplo? Seu álbum intitulado Díaz Buenos, Díaz Malos, trará canções de todos os tipos e para todos os gostos. Recentemente em turnê pelo México, ele apresentou canções desse trabalho e aproveitou para ganhar ainda mais experiência nos palcos. Junto aos seus parceiros do coletivo LV Ciudvd, ele encabeça os novos beats e rimas fortes da ilha caribenha.
Apontado como a nova promessa del Rap boricua, o rapper, recentemente, abriu um show da Calle13 da MultiViral Tour e, lançou um novo single intitulado Mañana que já é um sucesso nas redes sociais. Quando questionado sobre o Brasil, ele rapidamente diz que adoraria conhecer nosso país e que, é sem dúvida alguma, um dos países que mais prezam pela música de qualidade. Sorridente durante toda nossa conversa, Alvarito mostra um lado adulto e em constante crescimento na música, mas mostra também, um lado jovem e sonhador, que começou a tomar forma entre os 14 e 15 anos de idade quando ainda na escola, fez a sua primeira batalha de MC’s. Revelação do Hip Hop, Álvaro está em ascensão a cada dia e, nos convida a mergulhar nos seus sons, – sons do ‘’chico de la isla’’.
Agradecimentos: Angelo Torres
Karol de Souza, Rapper:
‘’Álvaro Díaz é ótimo. Ele é moderno na medida. O apelo visual existe, mas, não é fútil. Não o conhecia. O clipe de Muhammad Ali é bem legal. Gostei mesmo!”
James Lino (Potencial 3), Rapper:
‘’Álvaro Díaz é um rapper que demonstra buscar energia além da música e rimar com a alma cada frase. Gostei de ver que ali tinha influência de Ali (Muhammad) e, de outros ícones fora da música. Ícones que transferem energia para além das telas, distâncias e fronteiras. Acredito firmemente na energia contida no rap desse cara que desponta na cena porto-riquenha. Desejo muita força para esse cabrón!”
Felipe Soares, DJ:
“Gostei bastante da música e do clipe ‘’Muhammad Ali’’. O beat tem tudo a ver com o tema abordado. A letra e a levada são boas também. Vou procurar mais sobre o trabalho de Álvaro Díaz.”
Crônica Mendes, Rapper:
“Achei um trabalho interessante. Sobre a música Muhammad Ali, – acho que ele se saiu bem com esse tema. Não é fácil falar sobre uma figura tão importante quanto Ali. A música é pequena, tem um tempo bom. Mostra que o Álvaro Díaz tem uma visão de certa forma comercial, mas, que ele se preocupa também tecnicamente e com o conteúdo. Está na medida certa. Pra mim ele tem um estilo de rima bastante contemporânea.”
Erick Jay, DJ:
“Achei ótimo o trabalho de Álvaro Díaz. A história da música Muhammad Ali é bem legal. Gostei. É um rapper original!”
Japão, Viela 17:
“Adorei o trabalho do Álvaro Díaz. Muito bom mesmo. Precisamos de artistas assim na cena atual do Hip Hop.”
Luís Maurício, Natiruts:
“Muito boa a música de Álvaro Díaz. Curti bastante. Base irada!!!”